Um guia completo sobre as documentações necessárias para o Home Equity
O Empréstimo com Garantia de Imóvel, também conhecido como home equity, é uma opção de crédito que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Isso ocorre devido às suas vantagens, como a possibilidade de obter um empréstimo com taxas de juros mais baixas e prazos mais extensos para pagamento.
Mas, para que a operação ocorra de maneira tranquila e segura, é necessário apresentar uma série de documentos. Então, quais são os documentos necessários para realizar um Empréstimo com Garantia de Imóvel? Neste artigo, explicaremos todos os detalhes. Vamos lá?
Documentos Pessoais
Os documentos pessoais são fundamentais para identificar o solicitante do crédito. Eles incluem:
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RG, CNH ou CNH digital do cliente e do cônjuge, se for casado(a);
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Certidão de estado civil;
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Comprovante de residência com até 90 dias da data da emissão/envio.
Documentos do Imóvel
Os documentos do imóvel são utilizados para comprovar a propriedade do bem que será usado como garantia. São eles:
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Matrícula do Imóvel atualizada e em nome do cliente;
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Fotos internas e externas do imóvel;
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Capa e espelho do IPTU.
Documentos para Comprovação de Renda
A comprovação de renda é imprescindível para avaliar a capacidade de pagamento do cliente. Os documentos necessários variam conforme a categoria profissional do solicitante.
Para empresários, autônomos e profissionais liberais:
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Extratos bancários dos últimos 06 meses da conta PF e PJ (se houver);
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Declaração de Faturamento dos últimos 12 meses;
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Declaração de Imposto de Renda (IR Recibo e Declaração 2023-2022).
Para assalariados e funcionários públicos:
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Holerite dos últimos 3 meses;
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Extratos bancários dos últimos 6 meses da conta PF e PJ (se houver).
Para aposentados:
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Holerite do último mês emitido pelo órgão responsável pelos proventos (Ex: INSS);
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Extratos bancários dos últimos 6 meses da conta PF e PJ (se houver).
Documentos do Cônjuge
Se o solicitante for casado, os seguintes dados do cônjuge devem ser fornecidos:
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CNH ou RG;
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Informação da renda;
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Profissão.
Além desses documentos, todos devem enviar um e-mail e telefone para contato e autorização junto ao BACEN.
Ao reunir todos os documentos necessários, você estará um passo mais próximo de concretizar o seu Empréstimo com Garantia de Imóvel de forma segura e tranquila. Vale lembrar que todos os seus documentos serão protegidos. Estamos em conformidade com a LGPD.
Lembre-se: ter todos os documentos organizados pode acelerar a análise do seu pedido e agilizar a liberação do seu crédito. Então, prepare-se adequadamente para esta etapa do processo.